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Análise Financeira – Os ganhos do Coaching para Emagrecer e o retorno do investimento

Análise Financeira – Os ganhos do Coaching para Emagrecer e o retorno do investimento

 

Até o momento, entendemos o Curso de Obesidade e Coaching em Emagrecimento e Saúde como um empreendimento e uma oportunidade de negócio, analisamos o mercado para essa oportunidade e desenvolvemos e testamos um modelo padronizado para explorá-la, que é transferido no Curso de Formação em Coaching em Emagrecimento e Saúde.

Agora é o momento de mostrar como a implantação do negócio é de potencial altamente rentável, compensando o esforço e investimento.

Assim, queremos lhe mostrar a avaliação do potencial existente no modelo de negócios para rentabilizar o capital investido no seu Curso de Formação em Coaching em Emagrecimento e Saúde.

 

 

Alguns parâmetros para comparação

 

Geração de caixa do negócio

 

É o resultado de faturamento total menos todos os gastos do negócio, incluindo impostos, custos variáveis e custos fixos.

Para ser interessante, considera-se no Brasil, em termos médios, que um negócio precise gerar um caixa que seja suficiente para:

 

  1. Retomar o capital inicial empregado em um prazo entre 24 e 40 meses.
  2. Ter um retorno sobre investimento mínimo de 2% ao mês, sendo um ideal de 3,5% ao mês.
  3. Gerar um volume financeiro que seja suficiente para atender aos anseios do profissional.

 

 

Você poderá perceber que o potencial de ganho financeiro do Coaching em Emagrecimento supera todos estes parâmetros.

 

Para negócios de pequeno e médio porte, muitas vezes o investidor está comprando uma opção de trabalho.

Com as dificuldades no mercado de trabalho, muitos investidores enxergam o Coaching como uma forma muito eficaz e rentável de se diferenciarem no mercado.

Nestes casos, o que mais conta para um investidor é a capacidade do negócio gerar uma remuneração compatível com suas expectativas.

Sendo assim, avaliar a Viabilidade Financeira de um negócio é considerar o potencial de um resultado compatível com suas expectativas.

Neste capítulo de Modelagem e Análise Financeira, iremos abordar alguns conceitos financeiros que são fundamentais para que você possa avaliar a viabilidade financeira do Coaching em Emagrecimento, visto como um negócio de sucesso para sua carreira e para a sua vida.

 

Estrutura de receitas do Coaching em Emagrecimento e Saúde

 

O modelo de atendimento em Coaching em Emagrecimento que ensinamos tem como base um protocolo para ser aplicado em 12 sessões, individuais ou em grupo, tomando-se como média 1 hora a 1 hora e meia o tempo de realização de cada sessão.

Dentro deste protocolo de 12 sessões, as primeiras 6 sessões são realizadas de 15 em 15 dias, o que perfaz os primeiros 3 meses de Coaching. As próximas 3 sessões são realizadas mensalmente, chegando então aos 6 meses de Coaching. As últimas 3 sessões são realizadas a cada 2 meses, completando então 12 meses (1 ano) de Coaching.

 

NÚMERO DA SESSÃO

INTERVALO DE TEMPO ENTRE AS SESSÕES

TEMPO TOTAL DE COACHING

 

Início

15 dias

 

15 dias

 

15 dias

 

15 dias

 

15 dias

3 meses

1 mês

 

1 mês

 

1 mês

6 meses

10ª

2 meses

 

11ª

2 meses

 

12ª

2 meses

1 ano

 

Estes intervalos são muito importantes, pois, após testarmos o modelo em mais de 3.000 sessões, percebemos a importância do cliente ter um tempo apropriado para colocar em prática as mudanças e aprendizados que ele obteve na sessões. De nada adianta uma mudança que fique apenas na imaginação. Ela tem que ser colocada em prática e então cada sessão seguinte leva em consideração o que se passou na vida do cliente e serve para passar novas técnicas e ferramentas, evoluindo no protocolo.

 

Obviamente, adaptações poderão e deverão ser feitas a este protocolo, de acordo com os interesses, experiência e desenvolvimento do próprio modelo pelos profissionais que o aplicarem.

Mas para efeitos de projeções de resultados usaremos este protocolo como base.

Desta forma, considerando-se que o horário de atendimento do Coach em Emagrecimento será de segunda à sexta-feira, das 08 às 18 horas, podemos gerar a seguinte tabela de horários de atendimento.

 

Horário

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

08 às 09 hs

1

10

19

28

37

09 às 10 hs

2

11

20

29

38

10 às 11 hs

3

12

21

30

39

11 às 12 hs

4

13

22

31

40

Almoço

 

 

 

 

 

13 às 14 hs

5

14

23

32

41

14 às 15 hs

6

15

24

33

42

15 às 16 hs

7

16

25

34

43

16 às 17 hs

8

17

26

35

44

17 às 18 hs

9

18

27

36

45

 

Considerando-se um atendimento de 1 hora por sessão, sendo 9 horários por dia, das 08 às 18 hs, durante 5 dias úteis por semana, pode-se atender 45 clientes para o Coaching em Emagrecimento por semana. Isto se considerando a capacidade máxima de atendimento do Coach, trabalhando de segunda a quinta-feira das 08 às 18 hs, com noites e finais de semanas livres.

Obviamente estes números podem variar de acordo com a decisão dos horários que o Coach irá disponibilizar para atendimento e a própria demanda de clientes.

Outra variável que influirá no resultado financeiro final obviamente é o preço cobrado por sessão de Coaching. Este valor modifica muito levando-se em consideração muitas variáveis regionais e das próprias características do serviço.

Mas vamos considerar um valor médio MUITO realista e MUITO conservador de R$ 150,00 por sessão. Sabe-se que na prática os valores médios de uma sessão de Coaching estão em torno de R$ 300,00, com valores bem maiores em nichos de mercado específicos. Portanto, você deve adaptar as projeções e resultados financeiros baseados nas características de seu público alvo, seu mercado de atuação e valores médios praticados em sua região.

Baseando-se nas projeções de faturamento deste exemplo acima, pode-se chegar a um faturamento semanal de 45 sessões X R$ 150,00 = R$ 6.750,00 (seis mil setecentos e cinqüentas reais) por semana.

 

Isto equivale a um faturamento bruto potencial de R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais) mensais.

 

Com apenas 4 clientes que você captar no protocolo de 12 sessões a R$ 150,00 lhe renderão R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais brutos), praticamente o valor do investimento do seu Curso de Formação e Especialização em Coaching em Emagrecimento e Saúde.

 

Ressaltamos que estes números são apenas projeções baseadas nas variáveis consideradas acima e não podem ser tomados como absolutos.

 

Devemos nos lembrar que muitos dos profissionais que fazem o Coaching em Emagrecimento são profissionais da área da saúde.

Este profissional é percebido pelos clientes como tendo mais recursos e com mais diferenciais em relação aos outros profissionais.

Assim, como ao se tornarem Coaches em Emagrecimento e Saúde o profissional aumenta ainda mais o potencial de seu ganho financeiro devido:

1.    Aumento na procura pelas consultas convencionais;

2.    Pelo maior número de pacientes particulares;

3.    Pela maior procura por pacientes de convênios que os profissionais queiram atender, sendo que estes pacientes são importante fonte de pacientes que adquirem os pacotes e outros serviços da clínica;

4.    Pela maior procura de outros produtos e serviços em caso de clínicas.

 

Devemos considerar o Coaching em Emagrecimento e Saúde como um dos vários serviços e produtos que podem ser disponibilizados no empreendimento. Ele é um diferencial a mais para profissionais, clínicas de estética e emagrecimento, academias e Spas. E pode ser também um modo extremamente gratificante e rentável de se trabalhar num consultório, para aqueles que optarem por não agregarem a venda de outros serviços.

 

Você, que está avaliando se tornar um Coach em Emagrecimento e Saúde Profissional é quem deve avaliar a SUA realidade, o seu mercado local, a sua disponibilidade de horários e outras variáveis para então fazer a SUA estimativa de potencial faturamento, no seu contexto e na sua realidade.

Todo modelo financeiro deve ser baseado na realidade ou em paralelos muito próximos com a realidade. Só você conhece a SUA realidade. Só você conhece o potencial do seu mercado e as oportunidades e dificuldades que terá pela frente. Em uma análise de viabilidade financeira consideramos o conservadorismo uma virtude e sugerimos a você adotá-lo nas suas avaliações.

 

Estrutura de receitas do Coaching em Emagrecimento e Saúde

 

Para analisar o resultado do empreendimento como um todo, você também deve avaliar a SUA estrutura de custos que terá para atender suas sessões de Coaching em Emagrecimento e Saúde.

Cada profissional tem uma estrutura de custos própria, que pode variar muito de um profissional para outro.

Porém, queremos ressaltar que o incorporar o Coaching em Emagrecimento e Saúde em sua profissão, em termos gerais, praticamente irá aumentar muito pouco ou em nada a sua estrutura de custos atual.

Afinal, para que você comece a trabalhar imediatamente com o Coaching em Obesidade em Emagrecimento você precisa apenas de um local para atendimento de seus clientes.

Se você é um profissional de saúde como, por exemplo, médico, nutricionista, fisioterapeuta, profissionais de Educação Física, psicólogo, enfermeiro, assistente social, coach de outra linha de atuação, dono de um SPA, academia ou clínica de estética ou emagrecimento, provavelmente VOCÊ JÁ TEM A ESTRUTURA PRONTA PARA COMEÇAR A ATENDER.

Seu investimento e custos praticamente se restringirão ao investimento no Curso de Formação em Coaching em Emagrecimento e Saúde e em algum investimento de divulgação que você decidir implementar.

Mas o Coaching em Emagrecimento pode ser aplicado com os mesmos resultados em um consultório básico, em uma academia, na casa do cliente, em uma empresa tanto quanto em um Spa de alto luxo que custou milhões de reais.

Por isso, você perceberá o alto potencial de rentabilidade e retorno financeiro ao incorporar o Coaching em Saúde e Emagrecimento em sua vida profissional.

Assim, a partir de uma análise das receitas, do modelo tributário, custos estruturais e investimentos é possível a montagem de uma visão clara dos resultados possíveis para o seu empreendimento.

 

Análises de resultados e indicadores de desempenho

 

 

A definição de resultados do modelo é bastante simples:

 

Resultado =  Receitas - Custos de Estrutura (Fixos + Variáveis)

 

Do ponto de vista de análise, as principais avaliações necessárias são:

 

OS RESULTADOS OPERACIONAIS E OS INDICADORES DE DESEMPENHO

 

Passaremos alguns conceitos fundamentais para que você possa calcular e avaliar o SEU caso:

A lucratividade;

A rentabilidade;

O prazo de retorno do investimento (PRI), permitindo identificar a viabilidade do negócio do ponto de vista financeiro.

 

Avaliar os indicadores de desempenho de um negócio é a etapa mais importante da análise financeira. Se você achar necessário, sugerimos que você peça auxílio de especialistas na área financeira para auxiliá-lo nesta avaliação.

Os indicadores de desempenho são calculados a partir de combinações entre alguns dados. Eles têm por finalidade indicar a saúde financeira do negócio, oferecendo uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do novo empreendimento.

Vamos, então, mostrar três indicadores de desempenho diferentes: a lucratividade, a rentabilidade e o prazo de retorno do investimento.

 

Lucratividade

 

A lucratividade é um indicador que demonstra a eficiência operacional de uma empresa. Ela é expressa como um valor percentual, que indica a proporção dos ganhos de uma empresa com relação ao trabalho que ela desenvolve. Ex: se uma empresa tem uma lucratividade de 8%, significa que para cada R$ 100,00 de serviços prestados, “sobram” R$ 8,00 sob a forma de lucro, depois de pagas todas as despesas e impostos.

Na prática, significa que a empresa ganha R$ 8,00 a cada R$ 100,00 recebidos pelo pagamento de serviço.

A fórmula para cálculo da lucratividade é a seguinte:

 

 

Lucratividade =

Lucro Líquido

X  100

Receita Total

 

Rentabilidade

 

A Rentabilidade é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra a velocidade com que o capital investido no negócio retornará.

É obtida sob a forma de um valor percentual por unidade de tempo e indica a taxa de retorno do capital investido.

Por exemplo, se uma empresa tem uma rentabilidade de 5% a.m.(ao mês), isso significa que 5% de tudo o que o empresário investiu no negócio retorna em um mês sob a forma de lucro.

Não existe uma premissa única para avaliar um bom ou mau retomo, porém, existem algumas premissas importantes:

Com muito poucas exceções, o objetivo de retorno deve ser superior às taxas de juros vigentes no país, uma vez que, se o retorno for igual ou inferior, há aplicações de menor risco capazes de render o mesmo valor.

Mesmo acima das taxas de juros vigentes, retornos abaixo de 2% sobre o capital investido em geral são considerados baixos.

Negócios com potencial de longo prazo devem ter taxas de retorno maiores, uma vez que, ao esperar mais pelo resultado, o investidor precisa ser remunerado pelo tempo de espera.

 

A fórmula para cálculo da rentabilidade é a seguinte:

 

Rentabilidade =

Lucro Líquido

X  100

Investimento Total

 

 

Prazo de Retorno do Investimento (PRI)

 

O prazo de retorno do investimento mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu no seu negócio. Quanto mais rapidamente o capital investido retornar ao bolso do empreendedor, mais atrativo é o negócio.

O Prazo de Retorno do Investimento é expresso sob a forma de unidade de tempo, e consiste basicamente no inverso da rentabilidade.

Por exemplo, se uma empresa tem um Prazo de Retorno do Investimento de 2,5 anos, isso significa que, após dois anos e seis meses do início das atividades, ou do início de algum investimento feito na empresa, o empreendedor terá recuperado, sob a forma de lucro, tudo o que investiu.

 

Assim como a Rentabilidade, o Prazo de Retorno do Investimento (PRI) é também um indicador de atratividade do negócio.

 

A fórmula de cálculo para o PRI é a seguinte:

 

 

Prazo de Retorno do Investimento =

Investimento Total

Lucro Líquido

 

 

 

CONCLUSÃO

 

O Coaching vem apresentando números sólidos de crescimento nos últimos anos, devido a vários fatores que são bastante difundidos pela imprensa em geral e pela mídia especializada.

Destaca-se, assim, a necessidade da "visão de business" do Coaches, com sua a capacidade de gestão própria, que conta com o suporte de toda a estrutura do IbraCoaching® - Instituto Brasileiro de Coaching Aplicado preparada para apoiá­-lo por 7 meses em supervisão e orientação através de plataforma de EAD – Ensino à Distância, para discutir casos e questões de seu dia-a-dia, quando precisar de orientação mais específica e que possa atender às suas demandas e necessidades, ou seja, como poder transformar todo esse conjunto de ferramentas em algo efetivo para a melhoria dos seus resultados.

 

Na nossa experiência temos verificado que um dos aspectos-chave nesse processo é a capacidade que estimularmos em nossos alunos que se tornaram Coaches em Saúde e Emagrecimento o desejo de se aperfeiçoarem cada vez mais, estimulando constantemente a busca por melhores ferramentas não só de aplicação do Coaching, mas também de ferramentas gerenciais e de marketing.

 

A diferença efetiva que percebemos como fator crítico de sucesso é a capacidade de desenvolver "seres pensantes" (leia-se Coaches) e que se sintam motivados na busca por melhores resultados num constante processo de aprendizagem e auto-desenvolvimento (vale a pena conferir o que Peter Senge sempre preconizou sobre "Learning Organization", ou melhor, o que costumamos chamar de "organizações que estão em constante aprendizado").

Nós, do IbraCoaching® seremos Coaches dos nossos alunos que se tornaram Coaches. Seremos seus consultores, mentores e guias neste processo de inserção no mercado.

Estimulamos a postura da busca de respostas em conjunto, e todas as ferramentas de gestão que devem ser disponibilizadas para a rede têm que estimular a capacidade de raciocínio dos próprios Coaches, sempre com um bom acompanhamento da equipe de suporte, que deve ter uma postura de facilitadores, gestores e consultores de negócio, sem esquecer obviamente do nosso papel fomentador deste processo.

O nosso orgulho é acompanhar os Coaches Formados em nosso Instituto utilizando efetivamente as técnicas e ferramentas transferidas pelo nosso modelo, compartilhando os resultados positivos (e também os negativos) e estruturando assim, um banco de informações que chamamos de "práticas bem-sucedidas", ou de maneira simples, podemos também denominar de "gestão do conhecimento".

É assim que o nosso modelo de emagrecimento e gerenciamento de peso está em constante desenvolvimento e aprimoramento.

 

Ao final destas análises e de posse de todos os seus dados esperamos que tenha percebido o quanto o Coaching em Emagrecimento e Saúde pode lhe proporcionar de benefícios, não só financeiros mas Realização e reconhecimento, autonomia, sucesso, alto retorno financeiro, felicidade pessoal e profissional.

 

Vale a pena você pensar também....

 

ESTE CURSO NÃO É PARA VOCÊ se você:

não quer se livrar de chefes, não quer abandonar ou evitar plantões (inclusive a noite, finais de semana e feriados), não quer ter autonomia sobre seus horários, não quer ser um profissional liberal, não quer ser independente dos convênios e planos de saúde, não quer ter autonomia financeira, não quer ter tempo cuidar de você, de sua saúde, não quer tempo livre para descanso, lazer, família e nem qualidade de vida.

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que tem iniciativa, está sempre buscando novas oportunidades, observando o ambiente e as tendências, costuma ter idéias que possam ser transformadas em negócios e as coloca em prática, tem persistência e comprometimento naquilo que se propõe a fazer, exige qualidade e eficiência, busca maneiras de fazer as coisas melhor, tem pensamento inovador e empreendedor, estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal, age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência, está constantemente querendo saber mais e mais, busca autonomia e independência em relação a normas e controles de outros....

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OS INCRÉDULOS EM NOSSAS VIDAS!

Era uma vez uma corrida ... de sapinhos!

O objetivo era atingir o alto de uma grande torre.

Havia no local uma multidão assistindo.

Muita gente para vibrar e torcer por eles.

Começou a competição.  Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: “Que pena!!! Esses sapinhos não vão conseguir. Não vão conseguir.”

E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo.

A multidão continuava gritando:

“... que pena!!! – Vocês não vão conseguir!”

E os sapinhos estavam mesmo desistindo um por um, menos aquele sapinho que continuava tranqüilo, embora cada vez mais arfante.

Já no final da competição, todos desistiram – menos ele.

A curiosidade tomou conta de todos.

Queriam saber o que tinha acontecido...

E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo!

Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seu coração.

Lembre-se sempre:

Há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos, portanto, procure sempre ser positivo.

Resumindo: Seja “surdo” quando alguém disser que você não pode realizar seus sonhos.

(Fonte: Curso IPGN – Sebrae)

 

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